segunda-feira, 25 de julho de 2022

Salmos 118, 5 - O apelido de Deus

 

Salmos

5 Invoquei a Jah*
 na minha aflição;

Jah me respondeu e me levou a um lugar seguro.



Estou ainda aqui com uma porção de pontos de interrogação pairando sobre minha cabeça. Se pudéssemos enxergar nossas emoções e elas aparecerem como pontos de luz, e ainda, se a dúvida fosse de uma cor qualquer, como um amarelo, poderia garantir a você que em volta do meu corpo estaria uma profusão de amarelo sem limite.

Então, vamos lá. A minha professora, a Lidiane, me disse que para eu ler a Bíblia eu preciso gostar dela. E me ensinou também que há formas de gostar da Bíblia, basta eu saber por onde começar, e esse início poderia ser um tema do que eu mais gostasse. Pois bem, se eu contar a você que ainda não descobri qual é o tema que me faria gostar de ler, você poderia pensar: "Como a Edilene é confusa". Está aí mesmo. Lembra do amarelo? Dúvida e confusão cabem muito bem como sinônimos.

Bem, algo que me chama a atenção serão sempre as palavras, e é daí que vou começar. Quando estava na escola e precisava ler as obras de escritores do século XVIII, por exemplo, eu não gostava. Mas depois de adulta, quando a leitura não era mais obrigatória, pude perceber que eu gostava das palavras antigas, e quanto mais rebuscadas, melhor, pois aí eu fazia um mapa no dici0nário. Como exemplo, a palavra admoestar, que não é mais usada atualmente, esta tem um conteúdo de sentido em uma só palavra que me deixa com a respiração suspensa.

Jah foi a primeira palavra que caiu nas minhas íris, e como o Google é útil, mas não é um bom conselheiro, fui direto para a Torre de Vigia, que direcionou para o Estudo Perspicaz das Escrituras, Volume 2. Então vi que quando alguém quer clamar, agradecer, regozijar a Deus, usava a forma reduzida (ou poética, como diz o artigo) do nome do Deus Altíssimo. E percebi que é como se Deus quisesse se mostrar tão intimamente (e essa revelação por pouco não me causa um derramamento de lágrimas neste exato momento), que nos oferece seu "apelido", como o meu é Edi, ou da minha professora, a Lidi. Deus, tão poderoso como é, quer ser chamado por um apelido.

E depois desta minúscula palavra, essa sim, imbuída de um profundo, extenso e inacreditável conteúdo, nem sigo adiante para entender o versículo do salmo e termino meu estudo de hoje com algo muito diferente do que iniciei. Se comecei "amarela" de dúvidas, agora estou "azul celeste" em termos de compreensão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

O povo brasileiro é criativo e empreendedor, principalmente motivado por ambientes de crise, como a pandemia do Covid-19, que refreou a econ...